IMPORTANTES DETALHES NA RINOPLASTIA ÉTNICA

RINOPLASTIA SECUNDÁRIA E RINOPLASTIA ÉTNICA DEVEM SE ATENTAR A ANATOMIA DO NARIZ

especialiasta em rinoplastiaAssim como ocorre com a rinoplastia secundária, a rinoplastia étnica que é feita em pacientes negros (como por exemplo rinoplatsia feita em pacientes provenientes de Angola) e asiáticos tem muitas particularidades.

Cada paciente tem sua unicidade no que se diz respeito à anatomia do nariz. No entanto, algumas etnias trazem em grande parte de seu grupo algumas características em comum. Portanto, o cirurgião plástico que vai fazer a rinoplastia deve levar em consideração antecipadamente à cirurgia as particularidades mais comuns.

RINOPLASTIA EM CAUCASIANOS

rinoplastia Pessoas de pele branca costumam ter grande diversidade de espessura de pele, tamanho, formato, posição das cartilagens que formam a ponta do nariz, tamanho e formato do dorso, largura do osso nasal, entre outras coisas.

O médico sempre deve se atentar ao desejo do paciente e mostrar o que poderá conseguir com a cirurgia, tendo certeza que a expectativa do paciente seja realista.

 

RINOPLASTIA EM NEGROS E ASIÁTICOS

rinoplastia secundaria

A beleza das etnias é o que torna especial a rinoplastia pois não temos uma “receita de bolo” para todos os pacientes.

Não existe uma anatomia de uma raça ou etnia que seja melhor que a outra. Cada diversidade é feita pela natureza para se adequar melhor em cada pessoa. A beleza de cada raça nos torna seres humanos complexos e únicos.

Usualmente, mas não em todos os casos, pacientes negros podem apresentar pele espessa do nariz, especialmente na ponta nasal. A distância das narinas e o formato delas pode ser maior se comparado aos caucasianos. Algumas vezes, as cartilagens alares que formam a ponta do nariz podem ser pequenas e sem força para “projetar” a ponta do nariz. Isso pode causar pouca definição na ponta nasal. O dorso (parte entre os olhos) pode ser relativamente mais baixo se comparado aos caucasianos.

Por outro lado, nao devemos nunca comparar uma raça com a outra. O ideal é sempre lapidarmos a beleza de cada pessoa dentro das estruturas facias (ósseas e partes moles) de seu rosto. Importantíssimo: resultados naturais costuma trazer muita tranquilidade e satisfação ao paciente. Não podemos tentar mudar a raça/etnia da pessoa sob hipótese alguma.

rinoplastia estruturadaRINOPLASTIA DE AUMENTO

Em alguns casos, pacientes que desejam aumentar a altura do dorso podem se beneficiar por técnicas de rinoplastia de aumento.

Não existe consenso entre qual técnica é a melhor. É possivel colocar implantes no dorso de diversos materiais ou esculpir cartilagem ou osso proveniente do próprio paciente.

O Dr. Wulkan, até o momento, tem preferencia por esculpir cartilagem de costela pois não existe reação ao material visto que o material é do próprio paciente. Mesmo assim, toda técnica tem seus prós e contras e isso deve sempre ser discutido com o paciente durante a consulta médica. Um fato curioso é que usualmente, ao se “aumentar” a altura do dorso, muitas vezes isso acaba por melhorar a válvula interna do nariz simultaneamente e o paciente pode referir uma melhora respiratória. Esse fato não é uma regra mas é possível de acontecer.

De qualquer maneira, sempre focamos que a beleza de cada raça e etnia deve ser preservada ao máximo; é de nossa opinião que cabe ao cirurgião entender e tentar propor a melhor opção de rinoplastia ao paciente que deseja mudanças estéticas no seu nariz.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)