Estudo sobre dilatador nasal, rinoplastia e válvula nasal.


OS CUIDADOS DA RINOPLASTIA COM A VÁLVULA NASAL

 

Estudo publicado no JAMA revela que dilatadores nasais externos e dispositivos dentro do nariz podem melhorar o fluxo de ar pela válvula nasal. Foram identificados 4 produtos basicos para esse objetivo e 10 estudos avaliando a eficácia dos mesmos.

Considera-se um estudo de qualidade moderada pois não leva em consideração a correlação da performance do produto com a percepção do paciente do fluxo de ar, segundo Julia Kimbell, uma das autoras do estudo.

Esses utensilhos ajudam na respiração e até são usados eventualmente após uma rinoplastia. No entanto, eles não trazem o benefício duradouro que uma rinoplastia estruturada que atue na válvula nasal pode proporcionar. A plástica de nariz com atenção à respiração pode usar enxertos de cartilagem específicos para melhorar a válvula nasal interna e/ou externa (veja mais sobre isso em www.drwulkan.com.br/rinoplastia-plastica-de-nariz). Cabe ao médico saber diagnosticar e tratar as alterações da válvula nasal durante a rinoplastia.

Dra. Kimbel é otimista no fato de que a tecnologia desses utensilhos nasais tem evoluido rapidamente e, no futuro, poderão ajudar pacientes a respirar melhor. Mesmo assim, vale lembrar que a respiração efetiva é resultado de uma conjuntura de fatores e não apenas de eventuais obstruções mecânicas estáticas mas também existe o dinamismo da respiração que decorre de alterações nos cornetos (carnes esponjosas), rinite (que até o momento não tem cura), rinosinusite, etc. Por isso, o exame médico é fundamental para avaliar em detalhes cada possível alteração nasal que pode estar acometendo o paciente que deseja realizar rinoplastia secundária ou plastica de nariz.

ESPECIALISTA EM RINOPLASTIA

Já falamos que no Brasil não existe um especialista em rinoplastia porque segundo normas da Conselho Regional de Medicina, a cirurgia plástica é indivisível. Além disso, não existe qualquer diploma ou certificação (até o momento) que qualifique um médico como especialista em rinoplastia. Na realidade, temos ótimos médicos em nosso país que acabam se tornando referência de outros cirurgiões plásticos para encaminhamento de casos complexos, correção de rinoplastia secundária e também encaminhados por outros pacientes operados com sucesso. Na prática cirurgica de cada médico é natural que se dedique ao assunto que mais estuda, afinal é impossível que um médico seja especialista em todas as áreas de cirurgia plástica que é uma especialidade altamente complexa. Observamos na mídia e internet médicos que se autodenominam especialista em rinoplastia e por isso utilizamos esse espaço para alertar a população sobre o cuidado na hora de escolher um bom médico e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU PROMESSAS DE RESULTADO)