Esclarecimento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Federación Iberolatinoamericana de Cirugía Plástica sobre implantes mamários

Para informar nossos pacientes sobre os implantes mamários e sua possível correlação com doença mamária, segue parte do comunicado oficial enviado pela SBCP 

rinoplastia secundaria

“Desde a primeira comunicação em 2011 correlacionando este tipo de tumor aos implantes mamários vários estudos foram, e seguem sendo realizados sem que se possa, até o momento, estabelecer parâmetros científicos para essa associação.”

“De acordo com a ASAPS (American Society for Aesthetic Plastic Surgery) cerca de 290 mil mulheres foram submetidas a cirurgias de implantes mamários por razões estéticas e 109 mil para reconstrução mamária com implante, nos USA no ano de 2016.”

“As evidências científicas da literatura mostram que este tipo de tumor, representa 0,0003 % de mulheres portadoras de implante, o que demostra uma incidência extremamente baixa, e que, segundo a FILACP (Federação Latino-americana de Cirurgia Plástica), não permite estabelecer nenhuma associação estatisticamente significativa entre o surgimento do Linfoma Anaplásico de Grandes Células e qualquer característica de implantes, do paciente ou do tipo de cirurgia.”

“Diante do exposto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) tranquiliza a população, portadora de implantes ou não, reiterando a afirmação do FDA em seu comunicado que diz: “se você é portadora de implantes mamários não há necessidade de mudar os cuidados médicos de rotina e acompanhamento”.

 

A medicina é uma ciência de constante evolução nos diagnósticos e tratamentos

 

rinoplastia estruturada A medicina está em constante mudança e evolução. A cada década que passa ocorrem saltos no conhecimento médico de uma maneira incrível de tal maneira que muitas vezes se mudam verdades que eram ditas como absolutas. A exemplo disso podemos citar o valor considerado normal para o colesterol e glicemia. A cafézinho e ovos também as vezes são considerados vilões e outrora amigos.

O que desejamos compartilhar nesse post é que a evolução das coisas as vezes pode causar um alarde e é preciso ter cautela. A cirurgia de implante de mama é uma das mais realizadas e estudadas no mundo e pelo fato de trazer um benefício muito maior do que eventuais riscos, continua a ser realizada. Nenhum médico faria a cirurgia se deixasse de pensar assim.

Portanto nesse momento, sugerimos acompanhamento das notícias e confiança no seu médico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plásita que está a sua disposição para responder eventuais dúvidas sobre o assunto.

 

especialista em rinoplastia Cirurgias e tendências do silicone, rinoplastia e outros procedimentos

 

É comum surgirem infomações na mídia que são colocadas à disposição dos internautas sem toda a veracidade dos fatos. Às vezes essa informações, por não mostrarem todos os fatos pertinentes, acabam trazendo mais dúvidas do que esclarecimentos.

Até o momento desse post, feito no dia 24 de março de 2017, ainda não temos consenso absoluto sobre qual a melhor abordagem referente aos implantes mamarios. Vamos continuar atentos sobre o assunto e à disposição para esclarecimentos de nossos pacientes.

Consultem sempre cirurgiões plásticos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.