DRENAGEM LINFATICA APÓS RINOPLASTIA, LIPOASPIRAÇÃO, CIRURGIA DE FACE E OUTRAS PLÁSTICAS

IMPORTÂNCIA DA DRENAGEM LINFÁTICA E MASSAGENS PÓS OPERATÓRIAS DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

 

Após toda cirurgia, ocorre inevitavelmente um inchaço na região operada. O grau do inchaço (edema) decorrente depende da área do corpo operada, a quantidade “descolada” feita na cirurgia e técnica usada. Às vezes, o inchaço pode não ter relação com a complexidade do caso operado e também cada pessoa reage diferente à cirurgia. Por exemplo, não é saudável comparar-se uma rinoplastia secundária operada com enxertos de costela com outro paciente que foi submetido à rinoplastia estruturada primária. Toda reoperação vai abordar uma área que já existe algum tipo de cicatrização ou fibrose e uma nova cirurgia vai causar novo “trauma” no local. Por isso, é fundamental que você siga rigorosamente as orientações de seu cirurgião plástico após a cirurgia.

 

INICIO PRECOCE DA DRENAGEM LINFÁTICA APÓS LIPOASPIRAÇÃO

 

Converse com seu médico se o seu caso de lipoescultura ou lipoaspiração pode necessitar de sessões precoces (ainda na primeira semana de pós operatório) de drenagem linfática. Caso afirmativo, o ideal é que você escolha um profissional de drenagem linfática que tenha experiência com o pós-operatório do seu tipo de cirurgia. Solicite indicação para seu médico caso não tenha referencia; evite pacotes de drenagem linfática muito baratos…algo deve estar errado!

 

rinoplastia secundariaMASSAGEM NO NARIZ APÓS RINOPLASTIA

 

O nariz também merece atenção especial após a rinoplastia. Sabemos que o resultado final de uma rinoplastia varia entre 1 e 3 anos e que tentamos “acelerar” a melhora do inchaço por meio de massagens perto do nariz.

Faça apenas as massagens que seu cirurgião plástico indicar no seu caso pois cada indivíduo tem necessidades e técnicas de massagens diferentes de outros. Não faça a massagem que sua amiga fez na rinoplasita dela… Não existe receita de bolo para isso, apenas a orientação individualizada de seu cirurgião plástico da SBCP.

 
DRENAGEM LINFÁTICA APÓS CIRURGIA DE LIFTING FACIAL E LIPOENXERTIA DE FACE

Procedimentos cirúrgicos de face merecem muito cuidado no pós operatório. Alguns médicos que realizam lipoenxertia facial não orientam massagem na face para minimizar a reabsorção da gordura injetada; ainda não temos consenso sobre esse assunto dentro da comunidade médica. Solicite ao seu médico a conduta específica do seu caso.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)