Dr. Marcelo Wulkan é relator em congresso de Cirurgia Plástica de São Paulo

 

Dr. Marcelo Wulkan lecionou sobre rinoplastia estruturada e rinoplastia secundária em Congresso de Cirurgia Plástica realizado em São Paulo (25 a 28 de maio de 2016). Os temas abordados pelo Dr. Wulkan e outros palestrantes foram muito pertinentes para público de cirurgiões plásticos. Foram explicados casos dificeis e complexos de rinoplastia secundária, uso de costela em rinoplastia, técnicas de camuflagem na plástica de nariz, uso de enxertos “invisíveis”, entre outras coisas.

O Dr. Wulkan falou muito sobre a abordagem da rinoplastia estruturada e seus detalhes técnicos durante a cirurgia; alguns relatores utilizam de outras técnicas e também mostraram resultados bons. Isso demonstra que não existe consenso entre qual a melhor técnica a ser usada na rinoplastia. Ressalta-se a vontade de ser criterioso, ter bom senso e se esforçar ao máximo durante a cirurgia para ajudar nossos pacientes. O Brasil tem ótimos cirurgiões plásticos e por isso que os pacientes demonstram confiança nos membros da SBCP.

Este congresso é um dos mais importantes realizados em nosso país e o nível técnico estava excelente. Parabenizamos a comissão organizadora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) pelo ótimo trabalho. IMG_2652IMG_2651