DETALHES DA LIPOESCULTURA E LIPOASPIRAÇÃO QUE VALEM A PENA SEREM CONHECIDOS

Parte do texto que vamos publicar a seguir faz parte de uma nota oficial da SBCP do site da instituição.

Lipoaspiração não emagrece

  • O procedimento não é indicado para pessoas muito acima do peso ou obesos. A lipo serve para trazer novas curvas ao corpo, retirando apenas gordura localizada. O objetivo não é emagrecer. Se o paciente faz com essa intenção, a tendência é que a gordura retorne. E, pior de tudo, para uma região menos saudável, a intra-abdominal, que está mais relacionada a doenças, como infarto e AVC.
  • Há um limite da quantidade de gordura que pode ser retirada 
  • Há um decreto do CFM (Conselho Federal de Medicina) que estipula que os médicos só podem retirar até 7% do volume corpóreo total do paciente, o que já é bastante.
  • A gordura retirada da cirurgia pode ser aplicada em outra região

    Os cirurgiões usam a gordura retirada numa lipo para corrigir irregularidades do corpo. Por exemplo, se a lipoaspiração é no culote, o médico pode enxertar a gordura no bumbum. Alguns casos de rinoplastia podem se beneficiar da aplicacao de gordura na parede lateral do nariz, especialmemte se a região foi irradiada (ex: tratamento previo de cancer de pele). A gordura lipoenxertada pode ser aplicada tambem em algumas partes das mamas e para melhorar cicatrizes deprimidas, entre outras coisas.

  • O resultado da cirurgia não é imediato
  • Dá até para ter uma noção do resultado da lipoaspiração no primeiro mês, mas o inchaço permanece. O resultado, mesmo, só será visto de três a seis meses após a operação. A cicatrização completa da cirurgia só acontece depois de dois anos. Aliás, para muitas cirurgias estéticas, o resultado não é imediato: rinoplastia secundária, abdominoplastia e plastica de face (lifting facial) tambem demandam tempo de recuperação até obter o resultado esperado.
  • É possível ganhar peso depois da lipo

    Além do inchaço, é possível ganhar peso depois da lipo. Nosso corpo sempre busca atingir um equilíbrio. Se ele está acostumado com uma certa quantidade de gordura, quando ela é eliminada, tenta recuperar. Por isso, o paciente deve ter orientação para controle alimentar e de atividade física no pós-operatório.

  • plastica de narizSe engordar, a barriga pode ficar estranha

    Muita gente volta a engordar depois de fazer a lipoaspiração. Quando isso acontece, normalmente, a gordura se acumula em todos os lugares que não foram submetidos ao procedimento, deixando a região do corpo desproporcional.

  • Você vai precisar fazer drenagem

    Após uma cirurgia, normalmente, há retenção de líquidos. Por isso, a drenagem linfática é necessária. Ela ajuda nessa eliminação, melhora a circulação sanguínea e alivia as dores pós-cirúrgicas.

  • A escolha do médico é o momento mais importante

    Tenha certeza de que o profissional escolhido tenha título de especialização. Consulte o número de inscrição no CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico e busque o nome dele no site da SBCP (http://www2.cirurgiaplastica.org.br/).

  • A cirurgia deve ser feita preferencialmente em um hospital

    Não há uma regra estabelecida de quais são os locais onde a lipoaspiração pode ser realizada. No entanto, a maioria dos médicos opta por fazer em hospital, pela segurança do local em caso de complicações no procedimento. Assim como na rinoplastia e outras cirurgias, o suporte de um hospital traz tranquilidade para o paciente no quesito segurança.

  • Toda cirurgia tem riscos

    As tragédias acontecem, principalmente, por culpa de médicos não credenciados como cirurgiões plásticos. O procedimento é tecnicamente simples, mas, se feito por um profissional que não é qualificado, pode ocorrer a perfuração de algum órgão, como estômago e intestino, levando à morte. Além do mais, lembre-se: qualquer cirurgia oferece riscos. Por isso, certifique-se que seu médico é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU PROMESSAS DE RESULTADO)