Cuidados necessários após a Cirurgia do Abdome (abdominoplastia)

Após a cirurgia, você estará com curativos compressivos envolvendo o seu abdome. Em algumas situações, um fino tubo (dreno) estará temporariamente abaixo da pele para tornar o procedimento ainda mais seguro. Fique tranquilo(a), estes curativos têm por objetivo minimizar o inchaço e ajudar o suporte de seu novo contorno conforme você se recupera.

Para que sua recuperação seja segura e tranquila, veja algumas orientações importantes que separamos para você. Vale ressaltar que são apenas algumas.
Lembre-se de que as orientações devem ser seguidas somente se seu cirurgião concordar:

1. É importante sair da cama o mais breve possível, sempre com ajuda de alguém de confiança.
Faça respirações profundas freqüentemente para manter seus pulmões oxigenados (15 a 20 vezes profundamente antes de cada movimento que possa exigir sua maior atenção). Enquanto estiver na cama mova as pernas, joelhos e tornozelos. Não cruze as pernas, porque isso pode facilitar a formação de coágulos, trombose e embolia.

2. Ande com cuidado. Evite movimentos bruscos com o corpo. Nos primeiros 7 dias você deve andar flexionado(a) com as mãos se apoiando nos joelhos, para diminuir a tensão na linha de sutura (cicatriz). Aos poucos, você vai perceber que vai poder ficar um pouco mais reto(a) pois não vai sentir limitação pela dor ao se movimentar. Converse com seu médico sobre sua evolução para que ele permita aos poucos mais movimentos. Na técnica de mini-abdominoplastia, a recuperação é bem mais rápida e às vezes não necessita que o paciente anda curvado.

3. Durma de preferência de barriga para cima e dois travesseiros nas costas e abaixo do joelho. Esta posição traz conforto e evita tração excessiva nos pontos da cirurgia.

4. Após sua cirurgia você poderá iniciar uma dieta líquida e progredir para uma dieta leve, conforme a sua aceitação e avaliação do seu cirurgião. Limite ou evite alimentos apimentados, leite, queijos, alho, cebola, feijão (para evitar formação de gases). Embora seja possível diminuir a quantidade de gases com medicamentos, tais medidas podem reduzir as chances dos mesmos. Coma e beba devagar. Mastigue com cuidado. Evite refrigerantes, chicletes ou doces sem açúcar que contenham sorbital ou xilitol. Estes adoçantes são dificilmente digeridos. Se a presença de gases se tornar dolorosa ou persistente, entre em contato com seu médico. Cada pessoa tem um pós-operatório diferente, portanto a sua aceitação para as comidas será exclusivamente medida por você.

5. Algumas sugestões para melhorar o desconforto abdominal ou má digestão após a cirurgia:
*beba 8 copos de água por dia. Dê preferência por líquidos quentes (chás) pois são mais facilmente absorvidos pelo seu organismo.
*andar ajuda a circulação das pernas e dos intestinos, facilitando a digestão. Também ajuda a estimular o intestino que pode estar mais “preguiçoso” após a cirurgia.
*se você não evacuar 2-3 dias após a cirurgia entre em contato com o seu médico. Tente tomar suco de ameixa e opte por uma dieta rica em fibras (ex: farelo de trigo, germe de trigo, salada verde).

As consultas pós-operatórias são muito importantes, principalmente no pós-operatório imediato. Esteja sempre presente nas consultas e não hesite em esclarecer suas dúvidas com o Dr. Wulkan.

Dr. Wulkan
Cirurgia Plástica / Rinoplastia

 

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO)