COMO PODEMOS DEIXAR NOSSO ROSTO MAIS BONITO?


EXISTEM PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS NÃO CIRURGICOS PARA SE TER UMA FACE MAIS BONITA?

Sim. Atualmente a medicina conta com recursos muito bons para quem deseja uma rápida recuperação e já quer “estar pronto para o trabalho”. Para isso, utilizamos laser, peeling, preenchimento com ácido hialurônico, aplicação de toxina botulínica botox e estimuladores de colágeno. Os resultados são animadores para muitos pacientes. Só precisamos lembrar que trata-se de procedimentos usualmente com resultados temporários de 12-18 meses e, portanto, é prudente fazer o tratamento contínuo para não se perder os resultados obtidos.

Salientamos que apenas os cirurgiões plásticos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia tem o treinamento mais completo possível em relação a anatomia da face, técnicas e condutas personalizadas para o paciente que deseja rejuvenecimento facial. São de 8 a 11 anos de estudos, no mínimo, para ter toda a experiência necessária para atuar na face que é uma área extremamente complexa. Por isso, não sugerimos que procedimentos estéticos sejam feitos por pessoas que não são médicas cirurgiões plásticos ou dermatologistas.

rinoplastia sao pauloO QUE PROPORCIONA O RESULTADO MAIS DURADOURO NA FACE?

Geralmente, uma conjuntura de fatores. De maneira geral, quem quer mudanças grandes no embelezamento da face e já ultrapassou a barreira dos 50 anos, a melhor opção é a cirurgia de lifting facial ou ritidoplastia. Atualmente, a cicatriz fica bem escondida e o cirurgião tenta fazer o menor tamanho possível, além de que o resultado objetiva ser muito natural para não dar o aspecto de “rosto operado” comum das décadas de 80 e 90. Muitos pacientes já operam no mesmo tempo as pálpebras para retirada de excesso de pele, gordura e melhorar o contorno do olho quando ele está caído na lateral. O procedimento das pálpebras é conhecido como blefaroplastia.

Como todas as estruturas da face estão relacionadas entre si, é comum também fazermos preenchimento com gordura nas áreas que perderam o volume. Usualmente, aplica-se a gordura por meio da lipoenxertia estruturada na área das maças do rosto e podemos também, se necessário, colocar na mandíbula/queixo.

rinoplastia secundariaA RINOPLASTIA PODE SER FEITA JUNTO COM A CIRURGIA DE FACE?

Depende. Todo caso deve ser analisado pelo seu cirurgião plástico em consulta particular. Cada paciente tem uma necessidade específica cuja conduta médica será abordada durante a consulta médica. Sabemos que a rinoplastia estruturada e a rinoplastia secundária é altamente complexa e demanda muito tempo de cirurgia e atenção aos detalhes. Por isso, dependendo de quanto tempo se estima de cirurgia, o médico poderá ou não associar a plastica de nariz a outro procedimento de rejuvenecimento facial.

 

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU PROMESSAS DE RESULTADO)