CIRURGIAS PLÁSTICAS SÃO CADA VEZ MAIS FREQUENTES EM HOMENS, SEGUNDO SBCP

PESQUISA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA REVELA INTERESSE DOS HOMENS PELA CIRURGIA PLÁSTICA

rinoplastia secundaria  A última década tem revelado grande aumento na procura por cirurgia plástica pelos pacientes. As mulheres continuam a ser as pacientes mais interessadas pela cirurgia estética mas pesquisa da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) compartilha dados interessantes sobre o interesse dos homens brasileiros pela cirurgia plástica.

Segundo a pesquisa, além da rinoplastia, outras cirurgias têm sido muito procuradas pelos homens de nosso país. O número de cirurgias em homens aumentou em 4 vezes nos últimos 5 anos, chegando a 276.000 procedimentos por ano.

Realmente, os cirurgiões plásticos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica têm observado uma proporção maior de homens em seus consultórios. No passado, eles eram mais “tímidos” para procurar um cirurgião plástico; isso não ocorre mais.

RINOPLASTIA ESTRUTURADA E RINOPLASTIA SECUNDÁRIA EM HOMENS

rinoplastia estruturada A rinoplastia em geral sempre foi muito requisitada nos consultórios dos cirurgiões plásticos brasileiros. Como essa cirurgia vem adquirindo novas técnicas a cada congresso (ex: uso recente de piezzo, embora não seja consenso entre os médicos), é possível ajudar os pacientes com suas mais variadas queixas. Pode-se amenizar deformidades de outras cirurgias (rinoplastia secundária), abaixar a giba (corcova) do dorso, levantar a ponta do nariz que caiu, diminuir a largura do osso nasal, entre outras coisas.

Durante a rinoplastia, ainda é possível tentar melhorar aspectos da respiração do homem. Tudo depende do que está alterando a respiração e para saber o motivo é necessário passar por consulta particular com seu cirurgião plástico. Por exemplo, pode ocorrer algum pinçamento de cartilagem que decorra em insuficiencia de valvula nasal (interna ou externa); pode existir grande desvio de septo; aumento dos cornetos (carne esponjosa); existencia de brida ou sinéquia nasal; etc.

GINECOMASTIA E LIPOESCULTURA EM HOMENS

ginecomastia A presença de mamas aumentadas em homens (ginecomastia) sempre foi um grande incômodo para eles. Com a possibilidade de minimizar essa aparência indesejada com lipoescultura nas mamas ou cirurgia com pequena cicatriz (depende do caso e tamanho das mamas), a cirurgia de ginecomastia ganhou muita popularidade entre os homens.

O pós operatório é razoavelmente tranquilo mas deve-se usar uma cinta compressiva de mamas por algumas semanas. Elas ficam embaixo da camisa, então caso seu cirurgião plástico permita, sua volta ao trabalho pode ser razoavelmente rápida (depedende também da técnica utilizada).

 

OUTRAS PREFERÊNCIAS DOS HOMENS BRASILEIROS DENTRO DA CIRURGIA PLÁSTICA

A rinoplastia devido a sua importância na estética facial é muito procurada pelos homens segundo a pesquisa. Mas existem outros procedimentos estéticos também desejados pelos brasileiros.

Para quem não quer nenhum tempo de recuperação e resultados faciais naturais, a aplicação de botox (ou outra toxina botulínica) e uso de preenchimentos facias com ácido hialurônicos são amplamente disponíveis nos consultórios dos cirurgiões plásticos. Temos observado um aumento da procura pelos plásticos para corrigir procedimentos feitos por pessoas que não são médicos cirurgiões plásticos ou dermatologistas. Alguns casos são devastadores; por esse motivo recomendamos que escolha bem o profisisonal que vai realizar a aplicação de toxina botulínica ou ácido hialurônico. A sua saúde não tem preço…

A cirurgia de pálpebra (blefaroplastia) também traz muita satisfação ao homem pois ajuda a melhorar o aspecto de olhar cansado e excesso de pele pendente da região.

Embora não seja uma regra fechada, observamos alguns procedimentos mais frequentes conforme a idade do homem. Por exemplo, otoplastia (plástica das orelhas) é mais usual entre os 7 anos e período da adolescencia. Blefaroplastia mais usual após os 50 anos. Ja a rinoplastia, é feita em praticamente todas as faixas etárias após os 16 anos.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU CIRURGIÃO PLÁSTICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS; ACESSE WWW.CIRURGIAPLASTICA.ORG.BR PARA INFORMAÇÕES OFICIAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA)