Cirurgia Plástica no inverno e baixas temperaturas

O TEMPO FRIO PODE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DE CIRURGIA PLÁSTICA

Já falamos que nesse mes de julho, agosto e começo de setembro, as baixas temperaturas ajudam na recuperação de uma cirurgia plástica. O motivo é que o frio acaba funcionando como para evitar que a parte operada inche muito. O frio causa vasoconstrição que é a diminuição do calibre dos casos; sendo assim, “chega menos sangue” na periferia. Mas devemos nos atentar para a drenagem linfática da região operada qeu pode ficar prejudicada; por isso, converse com seu cirurgião plástico sobre a necessidade de se fazer sessões de drenagem linfática para ajudar no inchaço ainda mais. Tudo depende da cirurgia que você fez, região operada e técnica usada. Então nao tem uma “receita de bolo” mas sim um acompanhamento particularizado em consultório médico.

rinoplastia estruturadaCIRURGIAS DE CONTORNO CORPORAL E LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA NO INVERNO

Cirurgias como lipoaspiração e abdominoplastia com lipo, por exemplo, se beneficiam bastante com sua realização no inverno.

Além de ajudar no inchaço reduzido, por não ter calor, a área operada não fica “suando” de maneira que o pós operatorio costuma ser mais conformtável. No entanto, opera-se de cirurgia plástica durante o ano inteiro! Afinal, podemos de certa maneira tentar mimetizar um inverno no quarto de recuperação do paciente em sua casa. Nesses casos, o paciente pode ligar o ar condicionado, ventilador, aplicar compressas de gelo (quando indicado pelo médico), entre outras coisas.

 

rinoplastia com enxerto de costelaRINOPLASTIA E LIFTING DE FACE

Paciente que faz rinoplastia no inverno deve se atentar a umidificar bem o nariz durante a recuperação (se seu médico orientar isso). No consultório, o paciente pode aprender a lavar o nariz e manter a sua parte interna limpa e hidratada. Isso traz bastante conforto na recuperação de rinoplastia, além de diminuir a presença de crostas que podem obstruir a passagem do ar.

No lifting facial, claramente observamos um inchaço menor nos pacientes que fazem cirurgia no inverno. Mesmo assim, todos os cuidados pós operatórios devem ser feitos de perto pelo cirurgião plástico. Não é porque está evoluindo aparentemente bem que não precisa voltar em consultório!

rinoplastia secundariaCUIDADOS DURANTE A CIRURGIA

No inverno, devido a baixa temperatura, sempre que possível, vale a pena usar manta térmica ou cobertor para aquecer o paciente durante a cirurgia. Isso ajuda muito o anestesista para cuidar da saude do paciente e também no conforto ao acordar da cirurgia (para não ficar com frio quando acorda da anestesia). O uso não é obrigatório pois pode aumentar o custo hospitalar. Em nome da qualidade da cirurgia, sugerimos aos pacientes que invistam em sua saúde e conversem com seu médico sobre o uso de manta térmica durante a cirurgia.