CÂNCER DE PELE: DESCOBRIR ANTES FACILITA O TRATAMENTO

rinoplastia secundariaVivemos num país tropical com muita incidência dos raios solares. Por mais que tentemos orientar os pacientes sobre a necessidade de proteção solar adequada, ainda observamos muita resistência para isso. O fato é que os danos do sol em nossa pele não são notados imediatamente mas sim após anos ou décadas. Por isso, dificulta acreditar que ele é realmente esse “vilão”.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza várias campanhas de orientação e diagnóstico precoce para o câncer de pele. Os cirurgiões plásticos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica também atendem esses pacientes e tem total capacidade de diagnóstica e tratamento.

 

TIPOS DE CANCER DE PELE E ONDE PODEM OCORRER

rinoplastiaExiste tumor de pele benigno e maligno. Os tumores de pele mais comuns são os carcinomas basocelulares e espinocelulares (menos frequentes). Eles podem ocorrer em qualquer parte de nosso corpo, apresentando vários aspectos, podendo sangrar/coçar ou não. Existe também o melanoma que é o tipo mais perigoso, podendo ser inclusive fatal.

Por esse motivo, é muito importante que realizemos exames do tipo “check up” de nossa pele. Existem diversos serviços profissionais com médicos para atender essa necessidade. É importante que você tente também monitorar suas “pintas diferentes” e, caso ocorra uma mudança significativa da mesma, procure imediatamente um dermatologista ou cirurgião plástico. Afinal, cirurgião plástico não realiza apenas cirurgia estética como rinoplastia e implante de mama; ele tem formação plena de reconstrução para atender queimados, malformações e tumores de pele.

 

RINOPLASTIA E CANCER DE PELE NASAL

 

O Dr. Wulkan, além de realizar rinoplastia e outras cirurgias estéticas (abdominoplastia, facelift, otoplastia, etc), também atua no atendimento de câncer de pele. O livro que escreveu em conjunto com o Dr. Burget de Chicago (clique aqui para ver o livro) foca na reconstrução nasal em crianças mas serve como guia de atendimento para os adultos com câncer de pele avançado também. O Dr. Wulkan é eternamente grato por tudo que aprendeu com o Dr. Burget, referência mundial de reconstrução nasal.

rinoplastia estruturadaEsta figura mostra como um melanoma pode se comportar invadindo diferentes profundidades da pele.

Mesmo os pacientes que só fazem a rinoplastia, precisam cuidar de suas peles para evitar que ocorram tumores na área operada. Afinal, qualquer parte exposta ao sol pode permitir que surjam tumores de pele, inclusive o nariz que está na parte central da face. O tratamento do câncer de pele pode variar desde uso de cremes específicos, terapia fotodinâmica até cirurgia de vários tipos de complexidade. Por isso, enfatizamos que é muito importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível. Assim você terá mais chances de cura! Consulte sempre um médico dermatologista da SBD ou cirurgião plástico da SBCP.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)