As 10 cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil

Você sabe quais são as 10 cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil?
É verdade que muitas cirurgias plásticas são extremamente importante para a saúde dos pacientes, mas os incríveis números de procedimentos realizados no Brasil, mostram que o brasileiro é também bastante vaidoso.
Confira a lista dos procedimentos mais realizados no Brasil e um pouco mais sobre cada um deles.

1. Lipoaspiração
Também conhecida como lipoescultura, trata-se de uma técnica para remover depósitos de gordura em áreas específicas do corpo. Seja na face, pescoço, abdómen, glúteos, entre outros locais.

2. Aumento de mama
Também conhecida como mamoplastia de aumento com implante de silicone, a cirurgia visa o aumento de volume dos seios.
É uma cirurgia puramente estética, mas importante, por exemplo, em mulheres que tenham sofrido com a remoção da mama devido a doenças como o câncer de mama.

3. Abdominoplastia
Diferente da lipoaspiração, a abdominoplastia retira a gordura localizada e também o excesso de pele.
A cirurgia é mais popular entre mulheres que deram à luz várias vezes ou pessoas que tiveram perde substancial de peso.

4. Blefaroplastia
Além de melhorar o aspecto das pálpebras, elimina bolsas de gordura, excesso de pele palpebral, etc. É geralmente procurada por pessoas acima dos 30 anos e com flacidez na pele das pálpebras. Outras alterações estéticas na area dos olhos também podem ser melhoradas, dependendo do caso.

5. Redução de Mama
A mamoplastia de redução causa exatamente o efeito contrário da mamoplastia de aumento, reduzindo o volume das mamas.
Geralmente é indicada por mulheres com seios muito grandes que sofrem por questões estéticas ou até mesmo com dores na coluna devido ao tamanho e peso (embora a cirurgia de redução de mama não garante que as dores podem melhorar).

6. Mastopexia
A mastopexia é capaz de corrigir o aspecto de mamas caídas. Além de reposicionar a aréola e a pele com flacidez, eleva as mamas, desfazendo o efeito do caimento natural.

7. Rinoplastia
A rinoplastia é a plástica de nariz que altera sua forma e pode se associar com procedimentos que tentam melhorar a respiração também, tal como é feito com a rinoplastia estruturada. Ela pode ser realizada pela redução das estruturas osteocartilaginosas (rinoplastia de redução) ou pela inclusão de enxertos osteocartilagionosos (rinoplastia de aumento), entre outras possibilidades. A rinoplastia secundária tem aumentado em nosso país pois tem ocorrido muitos resultados indesejados da rinoplastia.

8. Facelift – Ritidoplastia
O facelift visa melhorar alguns sinais visíveis do envelhecimento no rosto e no pescoço, corrigindo a flacidez da face, vincos profundo das pálpebras e dreposicionando estruturas “caídas” da face.

9. Otoplastia
Capaz de corrigir deformações da orelha. Melhora a forma, posição ou até proporção das orelhas.

10. Queiloplastia
A cirurgia de aumento, redução ou reconstrução dos lábios. Ela pode ser requisitada por quem apenas deseja melhorar a aparência, mas é bastante importante para pessoas com lábio leporino, por exemplo.

Obs: existem diversas pesquisas independentes que fazem um “ranking das cirurgias plásticas” de maneira que não temos um consenso absoluto da lista dessas cirurgias. Em caso de dúvidas, verifique no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do ISAPS.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO)