American Society of Plastic Surgeons relata que no ano de 2016 os americanos gastaram mais de U$ 16 bilhões em implante de mama, rinoplastia, lipoaspiração e outras cirurgias plásticas.

rinoplastia secundariaO ANO DE 2016 FOI O “ANO DA PLÁSTICA” NOS EUA

Os americanos ainda são os campeões no que se refere ao número de cirurgias plásticas realizadas. No ano passado, foram submetidos a centenas de milhares de implantes mamários, lipoaspiração e rinoplastia, gastando bilhões para essas cirurgias. A Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) relatou que os americanos gastaram mais de US $ 16 bilhões em cirurgias plásticas e procedimentos minimamente invasivos em 2016, o mais que os EUA já gastaram em nessas cirurgias.

Segundo o porta voz da ASPS, cirurgião plástico de Nova York, antes a cirurgia plástica era mais reservada para pessoas ricas e famosas; agora ela é mais acessível e segura.

As cirurgias de aumento mamário, normalmente usando implantes mamários, ultrapassaram em muito outras cirurgias com quase 300.000 operações em todo os EUA. Implantes de mama e as 223.018 rinoplastia e custaram mais de um bilhão de dólares em 2016. A lipoaspiração também continua a ser popular, com 235.237 cirurgias em todo o custo dos EUA com cerca de US $ 750 milhões.

O custo médio de uma cirurgia de implante mamário nos EUA caiu cerca de 3%, disse o estudo, enquanto a lipoaspiração e rinoplastia aumentaram em cerca de 6%.

De longe, os procedimentos minimamente invasivos mais populares de 2016 foram injeções de tratamento de rugas, como o Botox que é uma toxina botulínica aplica nos músculos da face. Os americanos passaram por cerca de 7 milhões de procedimentos a um custo médio nacional de US $ 385.

O porta voz da ASPS acredita ainda que é natural do ser humano procurar ter um aspecto mais bonito e evoluído (auto-aperfeiçoamento) e, por isso, a cirurgia plástica é tão requisitada. Um olhar melhor, disse ele, pode ter um impacto sobre alguém que procura um emprego em um ambiente de trabalho competitivo. Em uma economia que se recupera, disse, as pessoas têm a renda para gastar nos procedimentos.

O QUE MUDOU NAS PESSOAS PARA PROCURAREM AINDA MAIS FAZEREM RINOPLASTIA, LIPOASPIRAÇÃO E OUTRAS CIRURGIAS NOS EUA?

Houve uma época em que as pessoas seriam “desprezadas” por ser submetida a uma cirurgia plástica. Agora, muitos têm adotado os procedimentos, muitas vezes até compartilham e postam fotos de suas recuperações em mídias sociais. Não recomendamos realizar a exposição de sí mesmo nas mídias sociais pois é um momento íntimo e que no futuro pode trazer problema para o paciente; lembre-se que tudo que coloca na internet fica para sempre…

O crescimento poderia ser atribuído, segundo o porta voz da ASPS, para a maior conscientização pública sobre o sucesso das cirurgias e procedimentos, provocada por uma melhor educação e avanços na tecnologia. Quinze anos atrás, ele disse, a rinoplastia poderia deixar o paciente no hospital por dois a três dias. Hoje, leva apenas algumas horas e a alta hospitalar da rinoplastia costuma ser no mesmo dia. Muitas das cirurgias não-invasivas, acrescentou, não existiam uma década atrás.

“Antes de se submeter a qualquer procedimento, certifique-se de que você está colocando-se nas mãos de apenas os cirurgiões plásticos mais qualificados e altamente treinados”, disse a presidente ASPS Debra Johnson. “O custo de qualquer procedimento não é tão importante como fazer a lição de casa e selecionar um cirurgião cujo foco principal é a sua segurança”. Entendemos que a mesma orientação também serve para nossos pacientes aqui no Brasil, que devem se certificar se seu cirurgião plástico de escolha tem uma boa formação médica, experiência e fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Procedimentos cirúrgicos cosméticos populares de 2016 nos EUA:

 

- Aumento mamário: 290.467 procedimentos

- Lipoaspiração: 235.237 procedimentos

- Rinoplastia e Rinoplastia Secundária: 223.018 procedimentos

- Abdominoplastia (plástica de abdome): 127.633 procedimentos

- Aumento de nádegas: 18.489 procedimentos

 

rinoplastia estruturadaProcedimentos minimamente invasivos populares:

 

- Injeções de tratamento de rugas: 7 milhões de procedimentos

- Preenchimento com ácido hialurônico: 2 milhões de procedimentos

- Peelings: 1,3 milhões de procedimentos

- Microdermoabrasão: 775.014 procedimentos

- Tratamentos a laser: 656.781 procedimentos

 

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)