EQUILIBRIO FACIAL COM RINOPLASTIA, LIPOENXERTIA E BLEFAROPLASTIA

Muitos pacientes procuram o cirurgião plástico para os ajudar em algum descontentamento que existe em sua face. O paciente pode se queixar da aparência do nariz, de pouco volume da face, olho caído, entre outras coisas. As queixas são muito individuais; assim como a conduta para ajudar o paciente segue uma abordagem particular inerente ao caso.

Por este motivo, é fundamental a consulta médica com seu cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Vejamos a seguir algumas considerações que serão vistas durante sua consulta com seu médico de escolha.

PROPORÇÕES FACIAIS ESTÉTICAS

Percebemos durante a consulta com o paciente que muitas vezes a sua queixa é genérica mas ele atribui suas insatisfações a apenas um local da face. Para entender melhor sobre isso, vamos exemplificar com um caso de rinoplastia. O paciente pode se queixar que seu nariz é “grande e sem forma na ponta”. Mas e se as partes perto do nariz também estiverem com pouca beleza? E se a maça do rosto estiver afundada, os olhos estiverem com aparência triste/caídos e o queixo com pouca projeção? Tudo isso potencializa negativamente a aparência estética do nariz, mesmo que o paciente não tenha consciência de que estas outras regiões de sua face estão com pouca harmonia com sua queixa principal que é o nariz.

especialista em rinoplastiaDessa maneira, caso o cirurgião plástico faça a rinoplastia estruturada no paciente em questão mas deixe de abordar outras regiões da face, pode-se ter uma impressão no pós operatório de que “algo falta” ou “poderia ter ficado melhor”. Estamos tentar explicar com esse exemplo que o cirurgião plástico experiente e ético pode, durante a consulta presencial, perceber que pode ajudar o paciente ainda mais com procedimentos complementares para melhorar ainda mais o resultado da queixa inicial do paciente. Afinal, a partes da face estão totalmente conectadas entre si e são indivisíveis. Não podemos colocar um “nariz na face” mas sim modificar um nariz com rinoplastia para que tenha mais harmonia com as estruturas faciais do paciente. Ou seja, a abordagem individualizada do cirurgião plástica e amplamente estudada é fundamental. Mas atenção: não é porque o cirurgião plástico pode te sugerir fazer outras alterações que você deve entender isso como algo obrigatório. Você deve questionar o médico durante a consulta e tentar entender perfeitamente o que está sendo apresentado no seu caso. Além disso, o conceito de beleza é muito subjetivo e o que pode ser considerado bonito para você pode não ser visto da mesma maneira pelo seu médico que vai fazer a rinoplastia estruturada. Não tem “certo” e “errado”. A decisão final deve sempre ser a do paciente. Cabe ao médico explicar em detalhes os prós e contras de tudo que está sendo programado.

OS OLHOS AJUDAM NA BELEZA DA FACE

rinoplastia secundariaA aparência dos olhos também ajudam, na opinião de alguns cirurgiões plásticos, na beleza facial como um todo. Quando os olhos estão “caídos”, podemos “levantar” o canto dos olhos com um procedimento chamado cantopexia ou cantoplastia (depende do caso). Seguindo o mesmo principio que falamos acima, do que adianta termos um nariz bonito se os olhos, que estão tao perto do nariz no terço médio da face, não “conversam” com o nariz? Se isso fizer sentido para você, percecba que a naturalidade dos resultados está na harmonia facial que engloba um entendimento mais complexo do que apenas fazer uma rinoplastia secundaria ou plástica dos olhos. Tudo na face precisa conversar entre si; dessa maneira, as transições entre as regiões faciais ficam mais suaves e belas. Nesse aspecto, a lipoenxertia estruturada tem ajudado muito durante as diversas cirurgias de face.

A cirurgia plástica está em constante evolução. Converse sobre todas as dúvidas com seu cirurgião plástico durante sua consulta presencial com ele.

Lembre-se de checar se o seu médico é da SBCP em www.cirurgiaplastica.org.br

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)