11 CIRURGIAS PLÁSTICAS PARA RECONSTRUIR AS PESSOAS

Quando se fala em cirurgia plástica, muitas vezes pensamos só na parte estética. Achamos que a rinoplastia só deixa o nariz mais “bonitinho” ou que a plástica de abdome apenas existe para deixar o corpo mais curvilíneo. Isso é até verdade, mas apenas em parte. A beleza e a função camiham muitas vezes juntos e é difícil separar as duas coisas. Por curiosidade, a cirurgia plástica estética nasceu por meio de muitas técnicas de reconstrução e restauração de funcionalidade.

A plástica estética também tem um pouco do estigma de ser plausível apenas para pessoas com bom poder aquisitivo. No entanto, existem serviços públicos do SUS que podem ajudar pessoas que não tem condições financeiras para pagar a tão sonhada cirurgia.

Vamos ver a seguir algumas cirurgias que podem ser feitas com objetivos de restauração:

 

CIRURGIA PARA PACIENTES COM FISSURA LÁBIO-PALATINA

 

Esses paciente nascem com alteração no lábio e pálato, podendo acometer também o nariz com a necessidade de rinoplastia. Existe geralmente uma equipe multi-disciplinar para ajudar o paciente desde o nascimento até a adolescencia. Primeiro se trata a parte dos lábios e boca. A rinoplastia costuma ser a etapa final e pode compreender várias cirurgias.

 

RINOPLASTIA PODE AJUDAR COM APNÉIA DO SONO E SINTOMAS RELACIONADOS COM ELA

 

A apnéia do sono tem muitas causas (posicionamento da língua, sobrepeso, alteração na respiração, mandíbula para tras, etc).  A rinoplastia pode ajudar na respiração e, eventualmente, com a  apnéia do sono. A ajuda de um otorrinolaringologista é sempre bem vinda.

 

CIRURGIA DE HIPERIDROSE

 

A cirurgia para diminuir o suor nas axilas pode ser feita pelo cirurgião plástico. Pode-se aplicar também toxina botulínica com bons resultados.

 

PLASTICA DOS SEIOS PARA DIMINUIR MAMAS MUITO PESADAS

 

Pode ocorrer dor nas costas nas pacientes com mamas muito grandes. A redução de mamas pode ajudar a aliviar um pouco a dor.

 

SINDÁCTILIA

 

Sindáctilia é a união dos dedos das mãos ou pés. A cirurgia plástica pode separar e melhorar a ação dos dedos, especialmente tentando buscar a função de pinça.

 

PÉ TORTO

 

Alguns cirurgiões, mais comumente ortopedistas, podem operar os pés tortos, melhorando tanto a aparência como a deambulação.

 

TRAUMAS SEVEROS

 

A cirurgia plástica pode ajudar em traumas severos, tal como a agressão de um animal e acidente de carro que deixam grandes cicatrizes. Quando ocorre fratura nasal (nariz quebrado), o cirurgião plastico pode corrigir a fratura nasal a urgência. Após alguns meses, pode ser necessária uma rinoplastia para melhorar ainda mais o resultado da cirurgia realizada no momento da urgencia.

 

RECONSTRUÇÃO DE MAMAS

 

A reconstrução de mamas devolve a auto-estima e feminilidade da mulher. É a maneira definitiva de se dizer que se venceu o cancer de mama, sendo a mulher uma grande vencedora por passar pelas estapas tão difíceis do tratamento.

 

QUEIMADURA
O tratamento de queimadura é visto com muita seriedade pelos cirurgiões plásticos. É muito importante a prevenção, especialmente com nossas crianças que podem se queimar até mesmo em nossas casas. O tratamento costuma ser demorado mas todos os esforços são feitos para minimizar ao máximo as sequelas cuja intensidade dependem da profundidade da queimadura, extensão e localização. Uma queimadura na face ou no nariz pode precisar de tratamentos específicos. A rinoplastia em pacientes queimados deve ser vista com cautela, não sendo uma prioridade no caso imediato do trauma.

 

GÊMEOS XIFÓPAGOS

 

rinoplastiaOs gêmeos siameses, também chamados de gêmeos xifópagos, são gêmeos formados a partir do mesmo zigoto, mas não ocorre a divisão completa do disco embrionário. Isso resulta em conexão entre os dois gêmeos em alguma parte do corpo. Estima-se que dentre 40 gestações gemelares monozigóticas, uma resulta em gêmeos interligados por não separação completa. A cirurgia plástica, junto com outras especialidades médicas, pode ajudar esses casos.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU PROMESSAS DE RESULTADO)